

INTEGRAR PARA EDIFICAR: O trabalho compartilhado das Forças de Segurança em Osasco
Autores: Joaquim Keida Mendonça e Ishy Eduardo Mosna Xavier
A evolução digital, bem como o processo de geração de competências em nossa contemporaneidade, oportuniza aos interessados, uma VASTIDÃO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES, à livre disposição para consulta. Os criminosos, muitas vezes, se aproveitam de tal oferta para tornar suas práticas delitivas mais eficazes (alcançar o resultado desejado) e eficientes (alcançar o resultado de melhor maneira possível). Neste contexto, as FORÇAS DE SEGURANÇA EM OSASCO investem em 2 princípios basilares fundamentais para o enfrentamento de tal realidade: INTEGRAÇÃO e TREINAMENTO.
As 3 Forças de Segurança de Osasco (14° BPM/M, Polícia Civil - PC e Guarda Civil Municipal - GCM) trabalham, diuturnamente, com o COMPARTILHAMENTO DE DADOS, INFORMAÇÕES E PROCESSOS. Tal premissa permite que a GESTÃO DE OCORRÊNCIAS E DE INCIDENTES seja realizado com uma maior efetividade, mitigando riscos e danos gerados para a população osasquense. Não obstante, desde JULHO DE 2023, as 3 coirmãs congregam inteligência e capacidade laboral na OPERAÇÃO FORÇA-CONJUNTA. Por 24 horas, a produtividade de cada instituição é compartilhada, UNIFICANDO RESULTADOS E ESFORÇOS para aumentar a sensação de segurança de nosso cidadão: nestes dias, a redução dos indicadores de crimes contra o patrimônio reduzem de 20% a 40%.
Quanto ao TREINAMENTO da Tropa, o Comando do 14° BPM/M investe na oferta de oportunidades objetivas, enriquecedoras e criativas para preparar nosso Policial Militar na missão de servir e proteger a população da "Cidade Trabalho". Além das PRELEÇÕES DIÁRIAS e do ESTÁGIO ANUAL DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL - EAP (ofertado pelo CPA/M-8), o efetivo também se qualifica nas INSTRUÇÕES DE NIVELAMENTO EM PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS (INPO) que, em 2024, ofertou 2 turmas para os mais de 600 PMs adquirirem as técnicas e táticas mais avançadas de Polícia ostensiva, preservação e restabelecimento da Ordem Pública.
Com tanta INTEGRAÇÃO e TREINAMENTO, urge uma inegável afirmação: O CRIMINOSO QUE TENTAR A SORTE EM OSASCO TEM GRANDES CHANCES DE TERMINAR NA PRISÃO! Todos juntos pela segurança de nossa cidade e pela qualificação de nossos agentes! FOCO NA MISSÃO!
Autores:
Joaquim KEIDA Mendonça Ishy
Tenente Coronel PMESP, Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES.
Eduardo MOSNA XAVIER
Major PMESP, Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES.